15 de nov. de 2009

O que é Mobilidade Estudantil?



No Siga ficará registrado que estaremos no exterior e as informações desse processo, a cadeira que estaremos pagando na Universidade de Coimbra e as equivalentes aqui na Universidade Federal, a duração do intercambio, etc.!

Obs: Ainda não fizemos a matrícula em mobilidade estudantil, teremos que preencher o contrato de estudos da UFPE que deverá ser assinado pelo Coordenador de Curso e entregue na sala da Cooperação Internacional.

"O programa de Mobilidade Estudantil é uma oportunidade para que os estudantes complementem sua formação por meio de outras experiências acadêmicas e de integração aos diversos contextos e cenários nacionais e internacionais e, dessa forma, possam adquirir maior espírito crítico e uma visão mais abrangente das diferentes realidades de regiões do Brasil ou de outros países.
Atualmente, existem duas possibilidades para um estudante participar da mobilidade estudantil: mobilidade entre Instituições Federais de Ensino Superior (IFES - nacionais) e a mobilidade internacional, entre a UFPE e diversas outras instituições de ensino superior estrangeiras."

"Mobilidade Internacional

É no âmbito da Cooperação Internacional que se realiza a mobilidade entre os estudantes da UFPE e de diversas outras instituições de ensino superior estrangeiras.
A Divisão de Cooperação Internacional, subordinada diretamente ao Gabinete do Reitor, em conjunto com a PROACAD, desempenha uma série de atividades relacionadas ao intercâmbio internacional, que vão desde a orientação de alunos e professores, que buscam informações sobre as opções e procedimentos necessários para estudar no exterior, até coordenar o trabalho de elaborar acordos internacionais.

[...]

Intercâmbio
É um programa disponível para todos os cursos de graduação da UFPE, desde que haja equivalência na Instituição conveniada. A duração do intercâmbio pode variar de 6 (seis) meses a 1 (um) ano. Algumas das instituições oferecem isenção das taxas de estudos. Portanto, as despesas com passagem e estada ficam por conta do (a) candidato (a)."

(Informações via PROACAD)

Ou seja, não nos desvinculamos da Universidade Federal de Pernambuco, nem trancamos o curso, damos continuidade ao curso em outra Universidade. Na Universidade de Coimbra estaremos matrículados em cadeiras que substituirão, quando equivalentes, cadeiras que pagaríamos aqui.


PS: Obrigada pela dica de Post, Luiza Maciel! Espero que tenha esclarecido!

Um comentário:

  1. Certamente o post esclarecedor! =)
    Deve ser otimo fazer um intercambio assim com todo acompanhamento da faculdade e continuidade nos topicos estudados! ^^
    com ctz sera tudo otimo, ne?
    imagino a empolgacao de vcs...
    Beijos

    ResponderExcluir