20 de jul. de 2009

No meio do caminho tinha uma pedra...

No início deste mês, mês de inscrição (temos até o último dia), fomos a coordenação tirar dúvidas e levamos um susto: o coordenador nos informou que só poderíamos fazer intercâmbio depois de 40% da carga horária total do curso paga. Precisaríamos pagar mais um semestre de curso antes da inscrição.

O fato é que o dia que escolhemos para irmos à coordenação coincidiu com a abertura das inscrições para um outro tipo de intercâmbio:

http://pe360graus.globo.com/educacao/educacao-e-carreiras/intercambio/2009/06/23/NWS,493047,35,454,EDUCACAO,885-PROGRAMA-BOLSAS-LUSO-BRASILEIRAS-INSCREVE-ESTUDANTES-UFPE.aspx

Neste, os pré-requisitos são:

- Estar regularmente matriculado na UFPE;
- Ter ingressado através do vestibular;
- Possuir média geral igual ou superior a sete;
- Não possuir nenhuma reprovação ou cancelamento com ônus em componentes curriculares no histórico escolar;
- Ter concluído 40% da carga horária total do curso;
- não ter sido selecionado em nenhuma das versões anteriores ou atuais de algum programa de bolsas de estudos no exterior.

O fato é que nosso intercâmbio é outro e os pré-requisitos são:

- Ter concluído 1 ano acadêmico (2 semestres letivos) com total aprovação nas disciplinas cursadas;
- Ter coeficiente de rendimento escolar igual/superior a 7,0;
- Ter, no máximo, 1 reprovação nos demais períodos (Resolução em andamento).

No "meio tempo" entre descobrir que não poderíamos mais ir em Fevereiro para Portugal e descobrirmos que poderemos sim, foram feitas muitas pesquisas e vistos muitos blogs e falado com pessoas que farão ou fizeram intercâmbio (e ainda conversaremos e pesquisaremos mais).

No site da ABA (Associação Brasil América) achei umas dicas de viagem interessantes, mas tem que levar em conta o lugar para onde está viajando, o tipo de viagem, etc.:

Estamos num processo de pesquisa sobre, resumidamente, gastos: passaporte, vacinas, visto, seguro saúde, passagem, táxi, ônibus, pousada, comida, apartamento e até cãmera digital entra na nossa lista de pesquisas! O resultado delas estará num post futuro aqui no Vide Portugal, o mais completo e entendível possível!

A conclusão, até agora, é de que é necessário entre 450 e 550 euros para viver em Portugal (informação dada por funcionário da Coordenação de Cooperação Internacional). Em blogs e comunidades descobrimos gente vivendo por muito menos: trezentos e "tantos" euros.

Estamos também tendo que resolver um problema típico: falta um professor lançar uma nota no Siga (UFPE digital), para que possamos imprimir o histórico escolar e mandar carimbar. Essa semana resolveremos e nos inscreveremos!

Existem muitos "tipos" de intercâmbio. Para participar do mesmo que nós, deverá ser estudante de graduação vinculado à Universidade Federal de Pernambuco, está de acordo com os pré-requisitos citados, podendo passar de 6 meses a um ano. A "situação" aparece no siga como "mobilidade estudantil". A inscrição é feita na Coordenação de Cooperação Internacional (prédio da Reitoria, 1º andar) e, para isto, é necessário apresentar o Histórico escolar emitido pelo Corpo Discente/Proacad (original) carimbado.

http://www.ufpe.br/new/coopinter.html




Um comentário:

  1. Ainda bem que chutamos a pedra pra longe o/ hahaha

    Pois é, prometemos que vamos organizar isso aqui e postar mais que uma vez por mês.

    ResponderExcluir