8 de out. de 2009

Visto de estudo

Você também está completamente perdido sem saber do que raios precisa pra fazer o visto?
Treme ao ver a lista imensa de documentos necessários, que parecem estar todos interligados?

Não se desespere, abaixo está a lista definitiva recebida após uma longa visita ao Consulado de Portugal em Recife (contatos no final do post).

* Seguro de Saúde internacional (apólice no valor de 30.000 euros, com direito a repatriação e válido por 1 ano; ou modelo “PB4″ ref. Acordo Brasil/Portugal Segurança Social – INSS – Ministério da Saúde devidamente reconhecido em Cartório de Ofício + fotocópia autenticada;
* 2 fotos 3×4 coloridas;
* 2 fotocópias da carteira de identidade;
* 2 Fotocópias autenticadas das três primeiras folhas do passaporte;
* 2 Fotocópias da reserva da passagem aérea;
* 2 Fotocópias autenticadas do diploma (caso não tenha terminado o curso, deverá apresentar declaração de vínculo da Universidade com assinatura reconhecida em Cartório de Ofício + fotocópia autenticada);
* Atestado de saúde dizendo que não é portador de doença infecto-contagiosa e nenhuma doença mental (assinatura do médico reconhecida em Cartório de Ofício + fotocópia autenticada); (qualquer clínico geral está apto a dar tal declaração)
* Certificado de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal (assinatura do original reconhecida em Cartório de Ofício);
* Certificado de antecedentes criminais estadual (assinatura do original reconhecida em Cartório de Ofício) + fotocópia autenticada; (pode ser conseguido em qualquer Expresso Cidadão, mediante taxa de R$9,00)
* Carta de aceite da IES, reconhecida pela Ministério da Educação de Portugal (original + fotocópia autenticada);

* Comprovativo de Alojamento;
* Comprovativo de rendimentos, se os pais forem responsáveis pela subsistência, apresentar a certidão de nascimento (2 via original emitida menos de seis meses com assinatura do escrivão reconhecida em Cartório de Ofício).

* E-mails não são aceitos;
* Validade dos documentos: 2 meses;
* Valor a pagar no ato da entrega dos documentos: +/- 350 reais;

* Se vai ficar em hotel ou pousada – confirmação da reserva de no mínimo 15 dias passada por fax;
* Se os pais forem os responsáveis, apresentar: declaração de responsabilidade onde conste o montante a ser enviado mensalmente, com assinatura reconhecida em cartório de ofício + declaração de empresa empregadora com assinatura reconhecida em cartório de ofício + fotocópia autenticada dos três últimos contra-cheques.


Após receber a listinha, uma menina super simpática e prestativa, que está indo pra Universidade do Porto neste sábado, me passou outras informações. Deve ter visto minha cara de desespero, haha

* Seguro saúde de 30 mil euros?
Faça o PB4, que dá direito à assistência pública (de qualidade ótima) em Portugal. Mas isso é assunto pra um post mais detalhado.

* Precisa MESMO esperar a carta de aceite?

Sim, mas relaxe, a carta da Universidade de Coimbra é a que chega mais rápido.

* Precisa ser a carta ou serve o e-mail?
Você pode pedir à faculdade uma cópia escaneada da carta de aceite, para agilizar o processo do visto.

* Quanto tempo demora pra sair o visto?
Em torno de 60 dias.

* E se eu for MUITO azarada e, mesmo assim, chegar a semana da viagem e nada do visto ter saído?

Aí você vai fazer como a menina que encontrei no consulado (devia ter pego o e-mail dela, aff!), e terá de fazer uma visitinha à Madrid, pois seu visto definitivo será encaminhado para lá. No Consulado você receberá um documento informando desse procedimento (eu VI o documento Binha, pode acreditar! kkkkk), caso dê algum problema é só apresentá-lo e está tudo bem, você pode entrar no país.

* Autentique todos os documentos, pegue assinatura de tudo, enfim, seja previnido(a), pra não ter que voltar nos mesmos lugares, o visto atrazar, remarcar o voo, etc.

Consulado de Portugal em Recife: Av. Engenheiro Domingos Ferreira, 4060. 6º andar (o edifício se chama Blue Tower). Tel./Fax: (55 81) 3327-1514

Nenhum comentário:

Postar um comentário